sexta-feira, 23 de janeiro de 2009

Bowie e a Deusa de seis cordas - parte 1

Hey pessoal! Depois de quase meio ano, consegui recuperar meu tempo para postar aqui.

Antes de mais nada, quero deixar bem claro o meu repúdio em relação ao boato de que Bowie estaria trabalhando em um álbum novo. Só pra constar.



A carreira de Bowie sempre foi muito valorizada na mídia e no meio do rock, mas tem algo que me incomoda muito nela. O papel dos guitarristas em sua carreira sempre foi SUBJUGADO. Esquecem que eles foram os principais responsáveis pela modelação do som que Bowie queria; Bowie SEMPRE deu ênfase nas guitarras. Paradoxalmente, isso é claramente visível nos álbuns da trilogia de Berlim, aclamada por ser erroneamente tachada de "criadora" do Synth Pop. Que horror! Algo que foi muito mais vital para o som que tanto adoramos foram as parcerias Bowie/Fripp e Bowie/Belew (que viria a ser recorrente, com a sua participação na turnê Sound and Vision). Mick Ronson foi quem tocou piano, tocou guitarra e fez as orquestrações no álbum Ziggy Stardust. Ronson, portanto, foi o responsável por pintar o quadro que Bowie esboçou. uma verdadeira lenda esquecida! E o coitado do Ricky Gardiner? Fez um trabalho espetacular no álbum Low (e outro realmente digno de tombamento, um verdadeiro patrimônio da humanidade no álbum Lust for Life, de Iggy Pop) e ninguém mais falou dele! Recentemente descobri que ele tem um problema grave envolvendo supersensibilidade a campos magnéticos, ou seja, ele é impedido de trabalhar em estúdios. Uma pena... Não podemos esquecer de figurinhas como Peter Frampton (do yoou feeeeel like I do?) e Stevie Ray Vaughan (grande guitarrista de blues, lançado por Bowie no Let's Dance!). Tem também o virtuoso Reeves Gabrels (foto), com seu estilo muito característico e indescritível (de esquisito mesmo). E do próprio Bowie, que por algumas vezes nos surpreendeu com suas habilidades (tá ligado o solo de Dum Dum Boys, do Iggy Pop? Então, adivinha quem toca! Sério!).


Nos próximos dias, vou postando as faixas que eu selecionei como as melhores performances de guitarra nas músicas do Bowie. É meio impossível fazer um ranking, portanto eu vou apenas listá-las, e posteriormente vocês, ESCASSOS LEITORES, podem me ajudar a estabelecer uma ordem de preferência!


Fiquem no aguardo, porque a lista vai ser boa!




Elephant Talk - King Crimson

0 comentários: